As ações de internacionalização observadas nas instituições analisadas se revelam pontuais e fragmentadas, não sendo percebidas como parte de uma estratégia institucional

As ações de internacionalização observadas nas instituições analisadas se revelam pontuais e fragmentadas, não sendo percebidas como parte de uma estratégia institucional integrada às redes às quais pertencem. Os pilares que sustentam a internacionalização do ensino são ainda pouco desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas de Salvador, e a consolidação de uma experiência internacional mais abrangente esbarra na ausência de conhecimento técnico e aprofundado sobre o tema.

Fonte: adaptado de: BARROS, M. J. F. et al. Internacionalização da educação por instituições de ensino superior. Revista de Desenvolvimento Econômico – RDE, [s. l.], v. 1, n. 45, 2020.

Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. A ausência de uma estratégia estruturada compromete a efetividade da internacionalização nas IES privadas de Salvador.

II. A vinculação das IES a redes educacionais internacionais garante a implementação plena da internacionalização em suas práticas pedagógicas.

III. A maioria das IES analisadas apresenta ações de internacionalização de forma isolada, sem integração com o projeto pedagógico institucional.

IV. A carência de conhecimento específico sobre internacionalização dificulta a consolidação dessa prática como política institucional.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 – I e II, apenas.

 Alternativa 2 – I e III, apenas.

 Alternativa 3 – II e IV, apenas.

 Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.

 Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.

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