Clemente e Morosini (2021) mencionam que o termo “cidadania global” é frequentemente associado ao debate sobre competências interculturais. Entretanto, chamam atenção para o

Clemente e Morosini (2021) mencionam que o termo “cidadania global” é frequentemente associado ao debate sobre competências interculturais. Entretanto, chamam atenção para o fato de que essa expressão não é conceitualmente consensual, uma vez que a própria noção de cidadania carrega múltiplas perspectivas e interpretações.

Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os discentes de maior rendimento?. Revista Inter. Educ. Sup., Campinas, v. 7, e021001, p. 11, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8654622. Acesso em: 29 abr. 2025.

Assim, considerando essa multiplicidade de perspectivas, quanto à abordagem adotada pela UNESCO (2015) sobre o conceito de cidadania global, assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 – Trata-se de uma condição legal garantida por acordos internacionais entre Estados.

 Alternativa 2 – Refere-se a uma forma de pertencimento à comunidade acadêmica regional.

 Alternativa 3 – Representa uma sensação de pertencimento à humanidade e uma visão que conecta o local ao global.

 Alternativa 4 – Está restrita a políticas públicas de mobilidade estudantil.

 Alternativa 5 – É um conceito novo, ainda sem aplicabilidade no ensino superior.

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