O Brasil, enquanto país de destaque na América Latina, está inserido em uma agenda global que exige cada vez mais uma formação acadêmica conectada à internacionalização. Embora esse processo ainda seja recente no contexto nacional, as instituições de ensino superior precisam adequar seus currículos e estratégias para preparar os estudantes do século XXI diante de uma realidade cada vez mais globalizada.
Fonte: adaptado de: BARROS, M. J. F. et al. Internacionalização da educação por instituições de ensino superior. Revista de Desenvolvimento Econômico – RDE, [s. l.], v. 1, n. 45, 2020.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. A internacionalização do ensino superior ainda é um fenômeno recente nas instituições de ensino do Brasil.
II. A formação acadêmica dos estudantes contemporâneos exige o domínio de temas relacionados à internacionalização.
III. A internacionalização deve ser tratada como um diferencial, e não como uma necessidade estratégica.
IV. A inserção do Brasil na agenda internacional é relevante por sua posição de destaque na América Latina.
V. A consolidação da internacionalização nas instituições de ensino superior brasileiras já está plenamente estabelecida em todas as regiões.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III, apenas.
Alternativa 2 – I, III e V, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, IV e V, apenas.
Alternativa 5 – II, III e V, apenas.