Clemente e Morosini (2021) discutem dois paradigmas distintos sobre a definição de competências: o modelo de input, mais comum no Brasil e de inspiração norte-americana, e

Clemente e Morosini (2021) discutem dois paradigmas distintos sobre a definição de competências: o modelo de input, mais comum no Brasil e de inspiração norte-americana, e o modelo de output, predominante na Europa. Esses modelos influenciam diretamente a forma como se compreende o desenvolvimento de competências interculturais na educação superior, especialmente em tempos de crescente internacionalização do ensino.

Fonte: CLEMENTE, F. A. S.; MOROSINI, M. C. Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior: o que pensam os discentes de maior rendimento?. Revista Inter. Educ. Sup., Campinas, v. 7, e021001, p. 8, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8654622. Acesso em: 29 abr. 2025.

Com base nos paradigmas citados, sobre as abordagens conceituais de competência apresentadas, assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 – O modelo de input ignora competências profissionais, organizacionais e gerenciais.

 Alternativa 2 – A perspectiva de output entende a competência como um estado natural e fixo do indivíduo.

 Alternativa 3 – O modelo de output está vinculado à ideia de o indivíduo conseguir assimilar e superar os resultados de suas ações.

 Alternativa 4 – A abordagem de input é centrada nos desdobramentos de matrizes e gestão por competências.

 Alternativa 5 – Ambas as abordagens concordam que a competência é inata e não pode ser desenvolvida por meio de práticas educativas.

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