A mobilidade estudantil é uma dimensão visível da internacionalização, mas não é suficiente para promover uma formação acadêmica globalizada. A integração da internacionalização nas práticas pedagógicas e na gestão institucional é o que caracteriza um processo verdadeiramente abrangente.
Fonte: adaptado de: BARROS, M. J. F. et al. Internacionalização da educação por instituições de ensino superior. Revista de Desenvolvimento Econômico – RDE, [s. l.], v. 1, n. 45, 2020.
Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A experiência de intercâmbio acadêmico internacional, por si só, não assegura o desenvolvimento de uma educação internacionalizada nas instituições de ensino superior (IES).
PORQUE
II. A internacionalização, quando restrita à mobilidade estudantil, ainda pode ser considerada suficiente desde que haja acordos internacionais firmados.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
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